Relação com os Jogos a Dinheiro

Definição e glossário.

Relação com os jogos a dinheiro

Quem quer que disponibilize oportunidades de jogo tem a responsabilidade de desenvolver políticas e programas dirigidos ao jogo problemático e ao jogo de menores de idade.

É possível identificar três níveis distintos de relação com os jogos a dinheiro, com diferentes consequências para quem joga.

Jogo Social ou Responsável

Num primeiro nível, encontra-se o jogo social ou responsável, praticado por quem joga para se divertir ou como forma de socialização. Estas pessoas utilizam o jogo como mais um recurso do seu tempo de ócio, e controlam o tempo de jogo e o dinheiro que utilizam para jogar. Esta é a forma de jogar da maioria da população.

Jogo de Risco ou Jogo Problemático

Num segundo nível, podemos observar o jogo de risco (excessivo) ou jogo problemático, onde se agrupam aquelas pessoas que têm uma relação com o jogo que, por vezes, pode comportar riscos e problemas. Dependendo da gravidade das tendências de jogo destas pessoas, a perigosidade da sua relação com o jogo varia. Este nível engloba dois tipos de pessoas jogadoras:

As pessoas que praticam um jogo de risco, quando procuram obter um nível elevado de excitação e, às vezes, jogam acima das suas possibilidades económicas (jogo excessivo);

As pessoas que praticam um jogo problemático, deixam de distinguir a ligação entre valor e dinheiro, e podem chegar a cometer ilicitudes de vária ordem e mentir para jogar.

Jogo Compulsivo ou Patológico

Finalmente, num terceiro nível, encontramos o jogo compulsivo ou patológico, que afeta as pessoas que convertem o jogo no eixo central da sua vida, com consequências nocivas e permanentes, tanto ao nível pessoal como familiar, laboral ou social. Para além disso, e apesar de estarem conscientes dos problemas que lhes causa jogar, não podem deixar de fazê-lo, pois perdem o controlo da sua conduta de jogo, e jogam mais para reduzir ou evitar a ansiedade que surge no caso de abstinência, do que para usufruir do prazer do jogo. As pessoas nesta situação tornam-se dependentes do jogo.

Atenção

A informação desta página não é para ser usada com fins de diagnóstico efetivo ou tratamento. Não fornecemos serviços de diagnóstico ou tratamento através da Internet.

beenhere

Apoio

Para o ajudar a tomar uma decisão sobre a possibilidade de reduzir os seus comportamentos de jogo, pode querer fazer uma avaliação mais detalhada junto de um especialista. Nesse caso, poderemos prestar-lhe informação sobre os recursos gratuitos existentes em Portugal.

logo_jogo_responsavel_cinza
Marca Registada
O primeiro site de jogo
responsável em Portugal