Fatores e Grupos de Risco

Definição e glossário.

Fatores e grupos de risco

Existem vários fatores de risco que potenciam o jogo problemático e tornam um indivíduo mais vulnerável ao vício do jogo

Fatores de Risco

  • Um grande ganho nas primeiras vezes que jogou.
  • Problemas de dinheiro.
  • Perda recente, como divórcio, morte, desemprego ou reforma.
  • Solidão e tédio crónicos.
  • Falta de perspetivas na vida.
  • Propensão para correr riscos ou comportamento impulsivo.
  • Uso do jogo ou drogas para evitar sentimentos ou acontecimentos negativos.
  • Problemas de saúde mental, nomeadamente depressão e ansiedade.
  • Experiência de abuso e trauma.
  • História pessoal de problemas frequentes com álcool, outras drogas, jogo a dinheiro ou demasiados gastos.
  • Convicções infundadas acerca das probabilidades de ganhar nos jogos a dinheiro.
  • Preferência por modalidades de jogo facilmente acessíveis e disponíveis.

Quantos mais fatores de risco se aplicarem ao seu caso, mais precauções terá que tomar com o seu jogo.

Grupos de Risco

Adolescentes

Algumas pesquisas demonstram que, em relação aos adultos, os adolescentes têm o dobro das probabilidades de desenvolver problemas com o jogo.

Um acesso facilitado ao jogo, a sua elevada aceitação como forma de diversão, a perceção de que permite um acesso rápido a uma vida boa e o elemento de “risco” tornam o jogo atrativo para os adolescentes, com graves consequências sociais, educacionais e emocionais. O jogo nos adolescentes está, geralmente, relacionado com um desempenho académico ou profissional fraco, problemas de saúde mental, problemas com o álcool, outras drogas e comportamentos de alto risco.

Ainda não estão disponíveis as pesquisas que têm sido feitas a longo prazo para nos dizer se o jogo na adolescência se torna, ou não, num problema para toda a vida.

Reformados

Há mais reformados a jogar do que alguma vez anteriormente.

A indústria do jogo já percebeu que os reformados são um segmento importante e incluiu na sua estratégia de publicidade e marketing promoções especiais, deslocações baratas e almoços gratuitos para encorajar os reformados a visitarem os casinos locais. Os reformados gostam de jogar e dizem sentir-se seguros nas instalações bem iluminadas e seguras.

Estatisticamente, os reformados têm menos liquidez para jogar e correm menor risco de desenvolverem problemas com o jogo. No entanto, quando o desenvolvem, as consequências são frequentemente mais graves, porque estão mais limitados na capacidade de recuperar o dinheiro gasto. Os idosos que tenham perdido recentemente um ente querido, tenham problemas de saúde, que não tenham uma rede social forte, podem correr um maior risco de ter problemas de jogo.

Novos Imigrantes

Podem ter um risco aumentado de desenvolver problemas com o jogo.

Pesquisas sugerem que imigrantes recentes podem ter um risco aumentado de desenvolver problemas com o jogo, motivados pelo stress da imigração, relações sociais e familiares enfraquecidas, solidão e isolamento, dificuldades financeiras, desafios em termos de emprego, barreiras linguísticas e culturais ou um desejo de alcançar rapidamente o sucesso financeiro.

Pessoas com Baixos Rendimentos

Existe pouco conhecimento sobre os padrões de jogo das pessoas com rendimentos mais baixos, pois a maioria dos estudos realizara-se por meio de inquéritos telefónicos e muitas pessoas com baixos rendimentos não têm telefone. Há, porém, um estudo que concluiu que as pessoas com baixos rendimentos, apesar de serem as que têm maiores probabilidades de ter problemas com o jogo, são também as que têm menores probabilidades de sequer jogar. Jogam menos, porque não têm um ordenado disponível para isso. Por outro lado, os que o fazem, podem rapidamente incorrer em graves problemas financeiros porque os seus rendimentos são baixos.

Mulheres

As mulheres têm problemas com o jogo menos frequentemente do que os homens. Todavia, porque os seus rendimentos tendem a ser mais baixos, podem incorrer em graves problemas financeiros mais rapidamente. Em média, as mulheres ainda ganham menos do que os homens e as mulheres mais velhas e as mães solteiras são particularmente afetadas pela pobreza. Estas situações geram pressões monetárias que podem ser uma grande motivação para as mulheres jogarem.

Atenção 

A informação desta página não é para ser usada com fins de diagnóstico efetivo ou tratamento. Não fornecemos serviços de diagnóstico ou tratamento através da Internet.

beenhere

Apoio

Para o ajudar a tomar uma decisão sobre a possibilidade de reduzir os seus comportamentos de jogo, pode querer fazer uma avaliação mais detalhada junto de um especialista. Nesse caso, poderemos prestar-lhe informação sobre os recursos gratuitos existentes em Portugal.

logo_jogo_responsavel_cinza
Marca Registada
O primeiro site de jogo
responsável em Portugal