Definição e glossário.
Este pequeno questionário poderá ajudá-lo a decidir se deve procurar uma avaliação formal sobre o seu comportamento perante o jogo.
Questionários reconhecidos que poderão ajudá-lo a identificar e a reflectir acerca do potencial de risco pessoal em que poderá incorrer.
De que modo as pessoas jogadoras podem ser afectadas. Um pequeno guia que poderá ser útil para jogadores problemáticos.
De que modo as famílias de jogadores problemáticos podem ser afectadas. Um pequeno guia que poderá ser útil para as famílias .
Linhas telefónicas de apoio, aconselhamento e informação. Serviços anónimos, confidenciais e gratuitos existentes em Portugal.
Perguntas frequentes sobre os guias para as pessoas jogadoras compulsivas e os impactos do jogo descontrolado nas suas vidas.
Nas últimas décadas, investigadores e profissionais de saúde têm aprofundado a pesquisa e discussão em torno de vários termos associados ao jogo problemático. Os termos de diagnóstico variaram de “vício do jogo” “jogo compulsivo” “jogo patológico” e, mais recentemente, “distúrbio do jogo” (disordered gambling). Ao longo deste período também os critérios para o diagnóstico de um vício ou de risco foram sendo actualizados.
A transferência do conhecimento científico para a intervenção e prática clínica permanece objeto de controvérsia, pois subsistem lacunas e limitações em torno dos paradigmas e modelos terapêuticos que podem apresentar maior eficácia na abordagem a um vasto número de perturbações que afetam o jogador compulsivo/patológico.
Pese embora seja hoje validado no plano científico, não como uma perturbação do controlo dos impulsos mas como uma patologia aditiva sem substância, utiliza-se mais frequentemente os termos “vício do jogo”, “jogo compulsivo” e “jogo patológico”, por serem termos mais comuns para jogadores e suas famílias que constituem o foco da equipa do Jogo ResponsávelÆ.
Um jogador compulsivo ou patológico é alguém incapaz de resistir aos seus impulsos. O desejo de jogar torna-se tão intenso que a tensão só pode ser aliviada jogando cada vez mais. Este comportamento persistente conduz geralmente a graves consequências para o jogador e potencialmente para pessoas próximas ou que com ele se relacionam.
Os indivíduos com este comportamento, frequentemente desconhecem ou negam ter um problema. O primeiro passo para mudar o rumo dos acontecimentos negativos que atingem a vida do jogador é este admitir que tem um problema.
Embora a maioria das pessoas jogue apenas ocasionalmente, outras progridem do jogo ocasional para o jogo habitual. Nesta progressão o jogador arrisca cada vez mais; levando a graves problemas pessoais, ruína financeira e possivelmente a comportamentos ilícitos e criminosos.
O vício em jogos e/ou apostas a dinheiro afeta pessoas de todas as idades, estratos sociais e condições económicas, homens mais frequentemente do que mulheres. Normalmente começa na adolescência no caso dos homens, e, no caso das mulheres, mais tarde.
Pessoas com comportamento patológico no jogo podem ter problemas com álcool e outras substâncias, depressão e ansiedade também são comuns. Pessoas com comportamento patológico no jogo também podem considerar o suicídio .
Pessoas com comportamento patológico no jogo tendem a avolumar problemas pessoais, financeiros e legais, nomeadamente falência, divórcio, perda de emprego e prisão. O stresse associado o jogo pode conduzir a episódios cardíacos e diversas patologias. Um aconselhamento atempado e adequado pode ajudar a prevenir estes problemas.