Guia Para Famílias

Definição e glossário.

Guia para famílias

O vício do jogo pode esconder-se durante muito tempo. Por isso, muitas famílias ficam chocadas quando têm conhecimento da quantidade de dinheiro perdido.

De que Modo as Famílias São Afetadas?

Provavelmente está informado sobre como os jogos de azar podem prejudicar a família, e como esta pode ser atingida de várias formas. O vício do jogo pode esconder-se durante muito tempo. Por isso, muitas famílias ficam chocadas quando têm conhecimento da quantidade de dinheiro perdido.

Algumas relações não chegam a sobreviver ao vício do jogo. Outras famílias lutam juntas contra as dificuldades e tornam-se mais fortes. É possível restabelecer-se do vício do jogo, embora seja preciso tempo e paciência para ultrapassar os problemas.

Não tome decisões importantes acerca das relações pessoais enquanto estiver sob pressão ou instabilidade. Analise a situação em pormenor e tome em consideração os sentimentos e as necessidades de toda a família. O aconselhamento pode ajudar a explorar opções e a decidir o que funciona melhor para si e para a sua família.

Problemas Financeiros

O problema mais frequente é a perda de dinheiro. Subitamente podem perder-se poupanças, imóveis e artigos pessoais. Este tipo de crise gera desconfiança e faz com que a família se sinta receosa, irritada e traída, entre vários outros impactos.

Indícios de ordem monetária:

  • Está a faltar dinheiro em casa ou nas contas bancárias;
  • O elemento da família mantém uma atitude reservada e de mau humor acerca do dinheiro. O indivíduo muda a sua atitude e esconde os extratos bancários, cartões de crédito e outras informações financeiras e fiscais;
  • O indivíduo obtém dinheiro através de cartões de crédito, empréstimos bancários, alienação de bens e venda de artigos pessoais ou bens de família, bem como através prestamistas ou de familiares e pessoas amigas;
  • As contas por pagar começam a acumular-se, os pagamentos estão em falta e os credores começam a contactar;
  • Os planos de poupança-reforma e os planos de seguros são transformados em dinheiro ou os pagamentos não estão a ser efetuados;
  • Os artigos de valor desaparecem e reaparecem;
  • O indivíduo aceita trabalhos extra, embora não se veja dinheiro extra;
  • Falta sempre dinheiro ao indivíduo;
  • O indivíduo engana, mente, ilude e omite para poder jogar ou pagar as suas dívidas, incorrendo até em eventuais práticas ilícitas ou criminosas.

Problemas Emocionais

Os problemas inerentes aos jogos e apostas tendem a provocar um impacto forte, quando não devastador, na vida pessoal e familiar. Os familiares podem sentir-se envergonhados, magoados, receosos, irritados, confusos e desconfiados. Tais sentimentos dificultam a resolução dos problemas. O indivíduo jogador pode mesmo negar que exista algum problema.

O isolamento é outro problema:

  • Muitos companheiros/as não desejam manter a proximidade física ou emocional com um parceiro/a que lhes provocou danos de diverso tipo.
  • Muitos indivíduos atingidos pelo vício do jogo evitam outras pessoas porque se sentem envergonhados, o que torna mais difícil preservar a auto estima, obter amparo emocional e apoio.
  • As amizades podem acabar por causa de dívidas por pagar e outros problemas financeiros.

Indícios de Ordem Emocional

O indivíduo:

  • Afasta-se da família e dos amigos;
  • Parece ansioso, distante ou tem dificuldade em se concentrar;
  • Tem flutuações de humor e acessos súbitos de cólera;
  • Por vezes, sente-se bem consigo próprio (se estiver a ganhar);
  • Queixa-se de aborrecimento ou impaciência;
  • Está deprimido e/ou apresenta tendências suicidas.

Saúde Física e Mental

O stress causado pelo vício do jogo pode causar problemas de saúde, quer para o indivíduo viciado quer para a sua família. Podem surgir problemas como a ansiedade, a depressão e outros problemas associados com o stress, nomeadamente distúrbios do sono, úlceras, problemas intestinais, dores de cabeça e dores musculares, entre outros.

Esteja atento aos sintomas:

Se tiver alguns dos sintomas indicados a seguir durante mais de duas semanas, e sentir dificuldades na sua vida quotidiana, talvez esteja a passar por uma depressão profunda:

  • Perdeu interesse nas atividades habituais.
  • Sente-se deprimido, desanimado ou irritável.
  • O sono sofreu alterações (p. ex.: tem problemas para adormecer ou em continuar a dormir ou dorme demasiado).
  • O apetite sofreu alterações e você emagreceu ou engordou.
  • Sente-se desamparado, sem esperança ou desesperado.
  • Tem dificuldades de raciocínio e memória e os pensamentos parecem mais lentos.
  • Está continuamente a ter sentimentos de culpa e não deixa de pensar em problemas.
  • Perdeu o desejo afetivo e sexual.
  • Sente-se fisicamente cansado, lento e pesado, ou sente-se agitado e nervoso.
  • Pensa em suicídio.

Desgaste

Muitas famílias sob stress têm dificuldade em enfrentar a situação. Um familiar pode tentar manter as coisas sob controlo mediante a aceitação de mais tarefas, o que pode acelerar e conduzir ao desgaste. Os familiares concentram-se frequentemente no indivíduo que tem o problema do vício e esquecem-se de cuidar de si próprios ou de se divertirem.

Impacto Sobre os Filhos

Quando um dos pais ou prestador de cuidados é atingido pelo jogo problemático, os filhos podem sentir-se esquecidos, deprimidos e irritados ou apresentar outros distúrbios face ao comportamento habitual. Podem até acreditar que são os causadores do problema e que, se forem “bons”, o problema acabará. Alguns filhos cuidam dos irmãos mais novos ou tentam apoiar o familiar que tem o problema. Essa e outras obrigações podem causar-lhe um impacto e consequências assinaláveis, como as que a seguir se descrevem.

Os filhos podem acreditar que têm de defender um dos pais. Podem até perder a confiança num dos pais que faz promessas que não consegue cumprir. Podem também roubar os pais e outros familiares ou subitamente envolverem-se em conflitos na escola ou noutros locais que frequentam.

Outras crianças podem tentar afastar a atenção do pai/mãe que tem o problema:

  • Recorrendo a consumos imoderados e aditivos.
  • Praticando jogos de azar.
  • Envolvendo-se em práticas ilícitas ou criminosas.

É importante ajudar os filhos a perceber que não têm culpa pelos problemas familiares. Eles precisam de voltar a ter uma vida familiar segura e equilibrada e uma infância, adolescência e juventude normal. O aconselhamento individual ou familiar pode ajudá-los a enfrentar tais mudanças

Abuso Físico e Emocional

A violência familiar é mais frequente quando a família está em crise. Os problemas resultantes da prática do jogo compulsivo podem conduzir ao abuso físico, psicológico ou emocional contra o companheiro, algum filho ou outro ente que coabite com a família. Os filhos podem sofrer distúrbios e consequências devido à cólera reprimida. Se sente que tal está a acontecer na sua família, procure imediatamente ajuda.

Ansiedade e Depressão

O stress, a ansiedade e a depressão são frequentes, quer para os indivíduos que sofrem do jogo problemático quer para a sua família, interferindo negativamente com o sono, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas.

Risco de Suicídio

As taxas de suicídio são mais elevadas para os indivíduos que jogam em excesso e para os seus familiares. Os indivíduos com maiores probabilidades de tentarem o suicídio são os que também sofrem de algum distúrbio de ordem emocional (como a depressão) ou consomem substâncias aditivas. Correm mais perigo os indivíduos que ameaçaram suicidar-se ou causaram danos a si próprios no passado.

Consultas

Problem Gambling Institute of Ontario
Centre for Addiction and Mental Health
Sociedade Portuguesa de Suicidologia

Atenção

A informação desta página não é para ser usada com fins de diagnóstico efetivo ou tratamento. Não fornecemos serviços de diagnóstico ou tratamento através da Internet.

beenhere

Apoio

Para o ajudar a tomar uma decisão sobre a possibilidade de reduzir os seus comportamentos de jogo, pode querer fazer uma avaliação mais detalhada junto de um especialista. Nesse caso, poderemos prestar-lhe informação sobre os recursos gratuitos existentes em Portugal.

logo_jogo_responsavel_cinza
Marca Registada
O primeiro site de jogo
responsável em Portugal